6 PASSOS PARA PERFURAÇÃO
DE POÇO ARTESIANO
Estamos apresentando abaixo o processo legal para perfuração de poço artesiano no estado de Minas Gerais.
1º Passo - Licença de Perfuração
O primeiro passo para perfuração do poço tubular profundo 100% REGULARIZADO.
Após definirmos o local da perfuração, efetuamos a coleta das coordenadas geográficas. Elaboramos os documentos para solicitação da perfuração e protocolamos de forma online junto ao IGAM.
O prazo de liberação fica em torno de 30 a 60 dias. Somente após a liberação do órgão podemos iniciar a perfuração seguindo as instruções da NBR 12.244.
Acesse nosso vídeo


2º Passo - Perfuração do Poço Artesiano
O mais importante entre eles é a perfuração do poço artesiano. É a parte do projeto que mais necessita de recurso financeiro.
A construção do poço envolve a perfuração em 03 (três) camadas, sendo; solo inconsistente, rocha alterada e rocha sã. Nas camadas inconsistentes e alteradas necessita do revestimento do poço utilizando de tubos de aço NORMA DIN 2440 ou PVC STD com diâmetro mínimo de 6” ou 150m.
Tanto a perfuração quanto o revestimento é cobrado por metro, fazendo que o preço final possa variar de acordo com as características geológicas de cada terreno.
A perfuração tem o contrato mínimo de 60 metros e pode ultrapassar os 200 metros de profundidade.
A empresa designada para realização do trabalho deve estar com os compromissos em dia no CREA e após o termino da obra emitir ART e disponibilizar para o cliente o perfil construtivo do poço.
Acesse nosso vídeo
3º Passo - Teste de vazão conforme NBR 12.244
No terceiro passo da construção do poço artesiano vamos falar do Teste de Vazão. Item indispensável para o bom funcionamento do poço.
Após a perfuração é obrigatório o Teste de vazão conforme NBR 12.244 para verificar o nível estático, nível dinâmico, vazão do poço e tempo de recuperação. O teste de vazão poderá ser realizado com compressor de ar ou motobomba submersa de acordo com as expectativas da perfuração. O tempo de bombeamento é de 25 horas para rebaixamento do poço e para recuperação 06 horas ou até o poço se recuperar totalmente.
Lembramos que sem o teste de vazão é impossível calcular a motobomba do poço.
Acesse nosso vídeo


4º Passo - Instalação da Motobomba e Acessórios
No quarto passo da construção do poço artesiano vamos falar da instalação da motobomba e acessórios.
Após o teste de vazão de 25 horas com obtenção do nível dinâmico e vazão conseguimos calcular qual melhor equipamento deverá ser utilizado no poço artesiano.
Para dimensionar a motobomba utilizamos do cálculo de altura monométrica. Conhecido como M.C.A (metro coluna de água). Onde utilizamos perda de carga interna e externa, Desnível e nível dinâmico.
Identificando a motobomba correta seguimos com o dimensionamento dos demais equipamentos, como: cabos elétricos, quadro de comando, tubulações e conexões.
A utilização de motobomba sem os devidos cuidados poderá comprometer seu poço de forma grave, com assoreamento, obstrução e até secar o poço, tendo que perfurar outro em virtude dos danos causados.
Acesse nosso vídeo
5º Passo - Adequação do Poço Artesiano Conforme Portaria IGAM nº 48
No quinto passo da construção vamos abordar a adequação do poço artesiano conforme portaria IGAM nº 48 que trata a respeito do monitora- mento dos recursos hídricos.
Após a instalação do kit de saída efetuado no processo anterior damos prosseguimento na instalação do hidrômetro, horímetro, dispositivo de coleta para análise de água e tubulação auxiliar para inserir o medidor eletrônico. Todo trabalho deve ser acompanhado com ART, caso contrário não terá validade.
Durante o período de vigência da outorga deverá ser realizado as medições da vazão, tempo de funcionamento do poço e nível estático da água e armazer em planilha.
As frequências das medições serão definidas pelo IGAM no certificado de Outorga.
Acesse nosso vídeo


6º Passo - Pedido de Outorga junto ao IGAM
Estamos chegando no final da nossa jornada dos 06 passos para perfuração do poço artesiano, onde falamos do pedido de licença, perfuração do poço, teste de vazão, instalação da motobomba e adequação do poço.
Para finalizarmos vamos abordar o pedido de outorga junto ao IGAM. Á água é considerada um recurso natural assim como o ouro, minério de ferro e o petróleo e ambos são amparados pelo artigo 20 da constituição federal de 88, considerados bem da união.
Para o funcionamento do poço é necessário o pedido de outorga onde informamos ao igam a demanda do cliente e apresentamos todos os documentos realizados nos processos anteriores acompanhados da ART.
O IGAM levará em conta o balanço hídrico e também o número de poços localizados naquela bacia hidrográfica para avaliar a quantidade de água e tempo de funcionamento do poço que será liberado.
Assim finalizamos o processo completo de perfuração do poço onde terá validade de 10 anos para exploração.
Acesse nosso vídeo